Estudo de Lucas

O Evangelho segundo Lucas, o médico grego, foi escrito originalmente para os gregos, identificados como "teófilo" - aquele que ama a Deus, é um registro histórico dos fatos, a partir de testemunhas oculares (Lc 1.2), e que continua em Atos dos Apóstolos. Lucas foi companheiro de viagens de Paulo e declarou por em ordem suas notas (1.3), e mostra Jesus como o salvador que cuida dos enfermos.

Histórico do autor

Escrito por volta do ano 60 a 70, por Lucas, um médico grego de grande capacidade intelectual, considerado o primeiro historiador cristão, provavelmente convertido na primeira viagem missionaŕia de Paulo à Antioquia na Síria, tornando-se seu ajudante e companheiro de viagens (2Tm 4.11), registrando os fatos e ensinos até a prisão de Paulo em Roma, de maneira que Atos termina sem uma conclusão.

Histórico de Jesus

Lucas registra a história detalhada de Jesus:

Discursos

Lucas registra os ensinos de Jesus em diversas ocasiões:

As parábolas

Contém 18 parábolas:

Os milagres

Lucas segue conforme Mateus e Marcos, por isso sendo considerados como evangelhos sinóticos (similares), porém temos 6 milagres registrados somente em Lucas, mostrando Jesus como médico tratando de enfermidades, mesmo depois da morte:

Referências