Pregacao
As formas de pregação
O texto explica quatro formas de pregação utilizadas na Igreja primitiva, cada uma com uma função específica dentro da transmissão da mensagem cristã. Vamos analisar cada uma delas mais detalhadamente:
1. Kerigma (Proclamação)
A palavra grega "kerigma" refere-se ao ato de proclamar ou anunciar uma mensagem importante, como faz um arauto. No contexto cristão, isso significa apresentar os elementos centrais do Evangelho, como a morte e ressurreição de Cristo, a salvação pela fé, e o reino de Deus. O foco do kerigma é transmitir verdades fundamentais que não estão abertas a debate. É uma proclamação firme, uma chamada à conversão e ao arrependimento, apresentando os pilares da fé cristã de forma clara e inquestionável. Exemplo de kerigma é o que encontramos em Atos 2, quando Pedro prega no Pentecostes.
Exemplo de Kerigma
Passagem: Atos 2:22-24; 36-38
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Texto:
"Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem. Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o numa cruz. Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse. [...] Portanto, que todo o Israel esteja certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo."
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Explicação: Essa passagem faz parte do sermão de Pedro no dia de Pentecostes, onde ele proclama a mensagem central do Evangelho — a morte e a ressurreição de Jesus. Pedro anuncia o fato de que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que sua ressurreição é prova disso. Essa é uma forma clara de kerigma, pois é a proclamação das verdades centrais da fé cristã, que exigem uma resposta dos ouvintes, sem espaço para questionamento.
2. Didaquê (Ensino)
A "didaquê" é o ensino, a instrução que vem após o kerigma. Seu objetivo é explicar o significado e as implicações dos atos e eventos proclamados. Se o kerigma apresenta os eventos centrais da fé cristã, a didaquê busca esclarecer como esses eventos se aplicam à vida do cristão. Ela responde a perguntas como: "O que isso significa para mim?" ou "Como devo viver à luz dessa mensagem?". Essa forma de pregação é mais didática, focada na compreensão e aplicação da mensagem. O termo "didaquê" também foi usado para designar o primeiro manual de instrução cristã (a "Didaquê", ou "Instrução dos Doze Apóstolos").
Exemplo de Didaquê
Passagem: Mateus 5:1-12 (Sermão do Monte - As Bem-aventuranças)
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Texto:
"Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados. [...] Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus."
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Explicação: No Sermão do Monte, Jesus não apenas proclama a chegada do Reino de Deus (kerigma), mas também ensina o que significa viver de acordo com esse Reino. As Bem-aventuranças são exemplos de didaquê, onde Jesus explica os princípios do Reino e o comportamento ético e moral que os cidadãos desse Reino devem ter. Aqui vemos Jesus explicando o que significa ser bem-aventurado e como isso se relaciona com o Reino dos céus.
3. Paraklesis (Exortação)
"Paraklesis" refere-se à exortação, um chamado à ação. Depois de ouvir o kerigma (anúncio) e a didaquê (ensino), o cristão é desafiado a responder com mudanças concretas em sua vida. A paraklesis é um apelo ao comportamento moral, à transformação pessoal, incentivando os ouvintes a viverem de acordo com o que aprenderam. Esse tipo de pregação admoesta e motiva a uma vida ética e espiritual condizente com os princípios cristãos.
Exemplo de Paraklesis
Passagem: Romanos 12:1-2
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Texto:
"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
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Explicação: Paulo, após expor as grandes verdades teológicas da salvação nos capítulos anteriores de Romanos, agora faz um apelo direto à ação e à mudança de vida. Ele exorta os cristãos a viverem de forma coerente com a verdade que receberam, oferecendo suas vidas como sacrifício a Deus. Este é um exemplo claro de paraklesis, onde o pregador chama os ouvintes à transformação e à prática dos ensinamentos recebidos.
4. Homilia (Reflexão à luz da fé)
A "homilia" é uma reflexão ou discurso sobre qualquer aspecto da vida à luz da mensagem cristã. Diferente das outras formas, a homilia é mais flexível e pode abordar temas cotidianos ou questões filosóficas, sempre buscando integrar esses assuntos com os ensinamentos cristãos. A ideia é que a fé cristã ilumina todas as esferas da vida e, por isso, temas diversos podem ser interpretados e vividos a partir dessa perspectiva.
Exemplo de Homilia
Passagem: Tiago 1:22-25
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Texto:
"Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é como alguém que olha no espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer."
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Explicação: Tiago faz uma reflexão prática sobre a vida cristã, mostrando como a fé deve impactar todas as áreas da vida do crente. Ele utiliza uma metáfora simples — a de olhar para o espelho — para ilustrar a necessidade de viver coerentemente com a Palavra de Deus. Este tipo de reflexão sobre a vida cotidiana à luz dos ensinamentos cristãos é um exemplo de homilia, pois Tiago pega um aspecto comum da vida (ouvir e agir) e o relaciona com a fé.
A inspiração da Escritura
A passagem de 2 Timóteo 3:16-17 diz:
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra."
Essas funções podem ser relacionadas às quatro formas de pregação da Igreja primitiva (kerigma, didaquê, paraklesis e homilia) da seguinte maneira:
1. Kerigma e "Instrução na Justiça"
- Instrução na Justiça: A última função mencionada por Paulo é a instrução na justiça — ou seja, a Escritura ensina o que é justo e correto diante de Deus.
- Relação com o Kerigma: O kerigma é a proclamação das verdades centrais da fé cristã, que revelam a justiça de Deus por meio de Jesus Cristo. O anúncio da morte e ressurreição de Cristo traz consigo a mensagem de que a justiça de Deus foi cumprida através da expiação pelo pecado, oferecendo a possibilidade de vida nova aos que creem. Assim, o kerigma orienta os ouvintes sobre o caminho da justiça que Deus estabeleceu através do Evangelho.
Exemplo: Em Atos 2:36-38, Pedro proclama que Jesus foi feito Senhor e Cristo, e, em resposta a essa verdade, os ouvintes são exortados ao arrependimento e ao batismo para receberem a salvação — uma clara instrução na justiça que parte da proclamação central do Evangelho.
2. Didaquê e "Ensino"
- Ensino: Paulo menciona que a Escritura é útil para o ensino, o que corresponde ao esclarecimento da verdade revelada, explicando seus significados e suas implicações.
- Relação com a Didaquê: O didaquê é exatamente o ensino e a explicação da mensagem proclamada. Se o kerigma proclama a verdade, a didaquê é o aprofundamento dessa verdade, buscando tornar compreensível o que foi proclamado. A didaquê ajuda os crentes a entenderem as doutrinas da fé, aplicando-as em suas vidas.
Exemplo: Em Mateus 5:1-12, o Sermão do Monte, Jesus ensina os princípios éticos do Reino de Deus, como viver em conformidade com os valores do Reino, explicando o significado de ser "bem-aventurado". Ele não apenas proclama a chegada do Reino, mas ensina o que isso significa para os seus seguidores.
3. Paraklesis e "Correção"
- Correção: Paulo destaca que a Escritura também é útil para a correção, ou seja, para colocar alguém de volta no caminho certo quando se desvia.
- Relação com a Paraklesis: A paraklesis (exortação) frequentemente envolve corrigir os crentes, chamando-os à transformação moral e espiritual. A paraklesis exorta as pessoas a viverem de forma que seja coerente com o kerigma e o didaquê, corrigindo qualquer comportamento ou atitude que não esteja em conformidade com a Palavra de Deus.
Exemplo: Em Romanos 12:1-2, Paulo faz uma exortação aos cristãos para que se apresentem como sacrifícios vivos a Deus e sejam transformados pela renovação da mente, corrigindo qualquer conformidade com o mundo. Esse chamado à transformação pessoal é um exemplo de como a pregação corretiva funciona na vida dos crentes.
4. Homilia e "Repreensão"
- Repreensão: A Escritura também é útil para a repreensão, que envolve identificar o erro ou pecado, chamando os crentes à responsabilidade.
- Relação com a Homilia: A homilia pode assumir a forma de repreensão ao abordar as atividades e escolhas da vida diária à luz da mensagem cristã. A pregação que reflete sobre os aspectos práticos e morais da vida dos ouvintes, usando a Escritura como base para repreender e ajustar o comportamento, é uma forma de homilia.
Exemplo: Em Tiago 1:22-25, a homilia adverte os ouvintes contra o autoengano de ouvir a Palavra sem praticá-la. Essa repreensão é uma reflexão prática sobre como a vida deve ser vivida de acordo com a mensagem cristã, e é uma chamada a uma ação prática, evitando o erro de ser apenas um ouvinte passivo da Palavra.
Conclusão
- Kerigma se relaciona com a instrução na justiça, pois proclama as verdades centrais da fé e revela a justiça de Deus.
- Didaquê está ligado ao ensino, explicando e aplicando as verdades da fé.
- Paraklesis corresponde à correção, exortando e chamando os crentes à transformação.
- Homilia envolve a repreensão, refletindo sobre a vida à luz das Escrituras e corrigindo comportamentos inadequados.
- Kerigma: Proclamação da verdade central do Evangelho (Atos 2:22-24; 36-38).
- Didaquê: Ensino sobre as implicações dessas verdades (Mateus 5:1-12).
- Paraklesis: Exortação à ação e mudança de vida (Romanos 12:1-2).
- Homilia: Reflexão sobre aspectos da vida à luz da fé cristã (Tiago 1:22-25).
Uma pregação completa, segundo esse modelo, inclui os quatro elementos:
- Primeiro, a proclamação firme e central da fé cristã (kerigma);
- depois, uma explicação detalhada do que essa mensagem significa (didaquê);
- em seguida, uma exortação à mudança e ação pessoal (paraklesis);
- e, finalmente, uma reflexão sobre a vida como um todo à luz dessa mensagem (homilia).
Essa estrutura busca não apenas informar os ouvintes, mas também transformá-los e orientá-los na sua vida diária à medida que seguem a fé cristã.
Referências
- BARCLAY, William. Atos dos Apóstolos - O Novo Testamento Comentado. A primeira pregação cristã (pg.24, Atos 2:14-42). Disponível em: https://pastorpatrick.comunidades.net/comentario-biblico-barclay-n-t.
- Formas de Pregação cristã - GPT Doutor em Teologia